segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Como estou me sentindo...

  Ok, então o negócio é o seguinte: Eu finalmente descobri o porque do meu cansaço mental, e toda a minha falta de ânimo com a faculdade. Não tem nada a ver com morar longe, e ter que pegar ônibus e metrô e trem e caminhar, não é nada disso. 
  Quando eu entrei na faculdade no começo do ano passado, eu estava SUPER empolgada, e quando as aulas começaram, e eu tive meu primeiro contato com a grade curricular, e as pessoas, e tudo o mais, eu amei. O primeiro semestre foi ótimo! Só que eu não fui tão bem com relação às matérias.. Peguei algumas DPs, mas também fui bem em outras... E foi indo, no semestre seguinte eu fui bem, mas também peguei algumas DPs, mas o terceiro semestre foi o pior... Eu achei que se eu pegasse o máximo de matérias o possível, eu ia poder eliminar várias matérias, e me adiantar no semestre seguinte. Só que não aconteceu bem assim.. Eu acabei me sobrecarregando, e peguei DP de quase todas as matérias!!! E aí começou o drama.. (Já tinha começado antes, mas depois disso ficou extremamente pior) 
  Meu pai e minha mãe começaram a me cobrar muito o fato de eu ter ido tão mal nesse terceiro semestre, e houve uma conversa com o meu pai lá pelo final das férias, em que ele disse pra mim que se eu pegasse alguma DP outra vez (Não entendi direito se sera uma DP, ou mais de uma, mas ok), ele ia parar de pagar a faculdade, e eu ia ter que trancar. Além de várias outras coisas ditas na hora, e em outras conversas depois dessa de novo.
  Eu resolvi então que nesse semestre eu ia fazer diferente, ia fazer menos matérias, para que eu não me sobrecarregasse, e eu pudesse fazer esse semestre mais tranquila.. E realmente está muito mais tranquilo esse semestre pra mim, estou conseguindo entender as matérias, e fazer tudo muito mais tranquilo, sabe?
  Então porque será que eu to ficando tão cansada, tão exausta, tão de saco cheio? Eu estava conversando com uma amiga minha hoje, e acho que entendi finalmente...
  Eu sou aquele tipo de pessoa que não gosta de estudar. E isso talvez já tenha me prejudicado de alguma forma? Talvez. Mas por exemplo, se eu aprendo algo, no caso na aula, e eu realmente entendi a matéria naquele momento, acabou. Eu não preciso ficar estudando horas e horas depois, sendo que eu já aprendi aquilo. 
  Agora, quando eu não entendi, também não adianta eu ficar horas e horas estudando porque não é assim que vou aprender.. Eu preciso que alguém me explique, seja o professor outra vez, seja um amigo, ou até uma vídeo aula. A hora que alguém me explicar e eu finalmente entender, pronto.
  A unica coisa que eu preciso depois, e dar uma leve revisada alguns dias antes da prova, fazer alguns exercícios.. Simples assim, é como eu funciono. Acontece que várias vezes eu não vou bem em provas, mesmo com esse esquema, e não é porque eu não sei algo (mas isso também acontece), mas geralmente é porque as provas são muito extensas, e não da tempo de acabar, ou então o professor é bem filho da puta mesmo, e faz uma prova pra ferrar com o aluno, e ela fica literalmente impossível. Sim, isso acontece esse semestre com um certo professor em questão. Mas esse não é o foco.
  O que acontece é que as pessoas que convivem em casa comigo, tem uma grande dificuldade em aceitar a forma como eu lido com os estudos, e na casa do meu pai, por exemplo, uma das minhas irmãs passa as tardes inteiras em dias de escola fazendo lição de casa, e provavelmente estudando também.. E o que meu pai fica me cobrando o tempo todo, é ver eu fazendo isso também. É ver eu sentada na mesa, estudando, fazendo seja lá o que for com relação à faculdade. Só que pra começar, eu raramente tenho "lição de casa", e quando tem, é um ou outro trabalho pra entregar, e eu faço sim, mas como ele não me vê fazendo, ele cobra sempre!
  Só que não adianta ficar vindo tirar satisfação o tempo todo se eu to estudando ou não, só porque ele não ta vendo. Eu sou adulta, eu entendo as minhas obrigações, eu conheço minhas necessidades, eu consigo ter controle daquilo que eu preciso, posso, devo ou não fazer. Ok, eu não sou perfeita, e eu vou errar algumas vezes.. Mas eu não vou mudar esse meu jeito com relação à tudo isso. O que vou fazer, é algumas alterações, quando eu sentir necessário..
  E ter alguém na minha cola desse jeito (E eu não to falando que é só o meu pai, minha mãe também faz isso, o meu padrasto também faz.. E eu entendo a preocupação deles), tira totalmente a minha vontade de fazer as coisas. Enquanto a gente faz o colégio, onde a gente é realmente obrigado a fazer, e estudar matérias que odiamos, ok.. Mas quando isso acaba, e existe a opção de escolher algo de que realmente gostamos, e que queremos para o nosso futuro, a gente tem que fazer isso de coração e alma! Temos que sentir prazer naquilo que estamos aprendendo, porque foi uma escolha feita por nós mesmos, poxa..
  Eu vou dar um exemplo. Quando estava no primeiro colegial, nós tínhamos que ler  Capitães de areia, e o fato de que eu era obrigada a ler o livro de capa a capa, me dava cada vez menos vontade de fazer.. Eu acabei de raiva não lendo, li apenas o resumo pra fazer a prova, não fui mal.. mas o que aconteceu depois? Quando eu já não era mais obrigada a fazer aquilo, eu resolvi fazer por livre espontânea vontade. E eu gostei muito do livro! 
  E não vou dizer "a moral da história", só quero tentar explicar como eu funciono. E a partir do momento que eu me sinto obrigada a fazer algo, como estou me sentindo com relação à faculdade, eu não sinto a vontade de fazer mais.. E talvez seja isso que está estragando o gosto que eu tenho pelo curso que eu escolhi, que por um acaso é algo que eu realmente gosto. E não estou dizendo que meu pai e minha mãe devem parar de me cobrar de vez em quando, e querer saber como estou indo, mas eu estou começando a me sentir como se tivesse sendo sufocada, sabe? Quando eles vem falar sobre esse assunto, eu SEI o que eles vão dizer, eu tenho essa noção, mas eu não quero ter que fazer algo pensando "Preciso fazer, porque senão vou levar bronca dos meus pais", quero fazer porque eu sinto prazer nisso, e vou seguir até o final porque senti vontade disso. E quando acabar, ter gosto de tudo aquilo que aprendi.
  Eu não quero perder o tesão pela faculdade, mas está acontecendo.. E eu sei que isso não aconteceu de propósito, mas eu preciso encontrar um caminho em comum com a minha família pra resolver isso, e realmente poder decidir se realmente quero isso ou não, e eu ter a liberdade de dessa escolha sem medo algum. E que se eu escolher continuar estudando Engenharia Civil, que eles entendam que eu vou errar, e a consciência vai pesar sim, e devagar eu vou aprender com os meus erros... Mas eles precisam aprender a ter paciência, e caminhar comigo, ao invés de me apressar... E isso não significa jamais que eles precisam deixar de me aconselhar e me ajudar.

0 comentários:

Translate

Search

Faça Parte!

google-site-verification: google2cfa4960393b6d56.html